Filosofia Educacional

Filosofia Educacional

O Colégio São Paulo tem por finalidade promover uma educação evangelizadora, através de uma Comunidade Educativa, tendo por base o Evangelho que desperta para a fraternidade cristã e que leva cada pessoa a assumir o seu destino histórico e a empenhar-se na transformação da sociedade, tendo em vista o seu bem pessoal e o da Comunidade Humana.

Como finalidades particulares, na sua política educacional, o Colégio visa à educação de crianças e jovens, de ambos os sexos, procurando fazê-los chegar ao desenvolvimento integral de sua personalidade e à participação na obra do bem comum, através da formação intelectual, moral, social, espiritual e religiosa, inspirada nos princípios católicos e vitalizada pela inserção na Igreja de Cristo.

Com base em sua filosofia, o PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL do Colégio São Paulo foi pensado como um verdadeiro projeto de vida e de mundo e não só como mera organização de trabalho pedagógico da Escola.

É algo complexo, pois se compõe de variadas dimensões: sóciopolíticas, epistemológicas, éticas, econômicas, técnicas e metodológicas, profundamente integradas entre si, no tempo e no espaço.

Sua elaboração foi concebida como construção coletiva e participativa de professores, de serviços
pedagógicosadministrativos e da direção. Para sua execução deverá ser partilhado com alunos, pais e auxiliares, pois, só assim, poderá, efetivamente, expressar a identidade do Colégio São Paulo, em sua globalidade.