História das Irmãs Angélicas
O Colégio São Paulo foi fundado em 15 de outubro de 1927, pelas Irmãs Angélicas de São Paulo, na Vila Muqui, Várzea, onde permaneceu por 6 anos. Foi transferido para o Bairro do Alto, em 1934, na Rua Gonçalo de Castro, 393, onde se encontra até hoje. Teve as instalações, várias vezes ampliadas para melhor atender à demanda sempre crescente.
Era superiora da Congregação a Madre Flávia Maria Monat. A primeira diretora do colégio foi Madre Cândida Rocha, que aqui permaneceu como professora do Curso de Formação de Professores.
O colégio atravessou, nos primeiros anos de existência, grandes dificuldades. A situação política do país agitada com a Revolução de 30; os municípios com intervenção federal e, depois, a 2ª Guerra Mundial. Por outro lado, com a criação do Ministério da Educação e Saúde no governo Vargas, tornou-se oficializado, orientado e muito fiscalizado. O fato é que a educação foi, nesse período, uma grande preocupação para o desenvolvimento do país.
Pela excelência do clima desta cidade e pela formação educacional das Religiosas Angélicas, o colégio era muito procurado para o internato feminino, por onde passaram filhas de nomes ilustres e famílias tradicionais do Rio de Janeiro e de outros Estados do Brasil. O internato terminou em 1958, e o externato crescia a cada ano. Muitas famílias que confiaram ao colégio a formação de seus filhos continuam aqui, em terceira e até quarta geração.
Podemos registrar personalidades teresopolitanas que ocuparam ou que ocupam cargos nos governos municipais, estaduais e federal que tiveram a formação nesta escola.
Poder-se-ia mencionar um vasto elenco de profissionais: médicos, engenheiros, advogados, administradores, economistas e artistas que aqui receberam a formação e instrução básicas para se tornarem os cidadãos de hoje.
O Colégio São Paulo tem, em seu Marco Doutrinal, o objetivo de participar da construção de uma sociedade mais justa e solidária, a serviço da vida e da esperança. Quer ser uma comunidade educativa que, vivenciando os ideais de São Paulo apóstolo, insere-se na realidade sociopolítica, econômico-cultural e ecológica da região. Opta por uma educação cristã, que agrega a formação para a solidariedade humana à capacidade técnica, científica, artística, filosófica e cultural de qualidade, buscando condições para que todos sejam sujeitos da história.